Souza, Andreia Mendonça de

Análise quantitativa das condenações de fígado e pulmão de bovinos em Rodrigues Alves - AC [manuscrito] / Andreia Mendonça de Souza - 2018 - 28 f. il.

Orientador Prof Dr José Marlo Araújo de Azevedo

Monografia (graduação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre, Campus Cruzeiro do Sul, Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, 2018.

A inspeção de alimentos deve assegurar a qualidade higiênico-sanitária e tecnológica dos alimentos. Abatedouros-frigoríficos são importantes para diagnosticar patologias que podem afetar a espécie humana durante o consumo da carne. O objetivo do trabalho foi verificar as principais causas de descarte de carcaça bovina durante as inspeções sanitárias realizada no abatedouro- frigorífico no município de Rodrigues Alves no interior do Acre. O estudo foi realizado em um abatedouro frigorífico fiscalizado pelo Serviço de Inspeção Estadual no município de Rodrigues-Acre, o qual recebe bovinos de várias propriedades dos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves. Trata-se de um estudo retrospectivo, realizado por um levantamento epidemiológico de dados no referido estabelecimento. Foram utilizadas, como fonte de informação, fichas relativas ao movimento mensal de abate de bovino. Essas fichas forneceram os registros das atividades de abates realizadas durante a rotina de inspeção do ano de 2016 e 2017. O estudo foi direcionado a inspeção post mortem, sobre a contaminação e condenação de vísceras bovinas, visando as seguintes linhas de inspeção: linha E (exame do fígado) e linha F (exame dos pulmões e do coração). Os animais foram abatidos e inspecionados seguindo as normas dispostas pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. A inspeção post mortem dos bovinos foi realizada pelas técnicas de exame visual, como a palpação e, quando necessária, também foi efetuada a enucleação e incisão dos órgãos submetidos à análise macroscópica. Quanto ao número de condenações de vísceras e carcaças, a maior condenação foi de pulmões e fígado respectivamente, tanto no ano de 2016 quanto em 2017. Das patologias relacionadas ao sistema respiratório, a mais frequente correspondeu à congestão, enfisema e aspiração de sangue. Com relação às patologias hepáticas, pôde-se verificar maior ocorrência de teleangiectasia, seguido da cirrose e esteatose. Pode-se concluir que os órgãos que mais sofreram patologias no processo de post mortem foram os pulmões e o fígado. Essas condenações resultaram em perdas econômicas de significativa relevância tanto para o abatedouro frigorífico quanto para os produtores. A inspeção post mortem é uma ferramenta de grande importância para monitorar a saúde e a produção animal e para preservar a saúde pública.PALAVRAS-CHAVE: bovinos de abate, patologias, inspeção, abatedouro.


Bovinos de abate--patologias.
Abatedouro--inspeção.

636.2