Análise da composição sólida de leite sobre pastagens com médio e baixo nível tecnológico na região de Cruzeiro do Sul - Acre [manuscrito] / Roglécia Lobato Santana - 2018 - 15 f.
Orientador Profa Tatiana da Silva Oliveira
Monografia (Graduação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre, Campus Cruzeiro do Sul, Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, 2018.
O Brasil é o quinto maior produtor de leite do mundo e cresce a uma taxa anual de 3%, superior à da maioria dos países que ocupam os primeiros lugares. O leite está entre os seis primeiros produtos mais importantes da agropecuária brasileira. O Agronegócio do leite e seus derivados desempenha um papel relevante no suprimento de alimentos e na geração de emprego e renda. O estudo objetivou avaliar o efeito do manejo e uso de insumos em pastagens para vacas leiteiras e seu impacto na composição do leite e consequentemente no rendimento de produtos no município de cruzeiro do sul-Acre. A pesquisa foi realizada no mês de novembro de 2015 a junho de 2016, foram analisadas a composição e os parâmetros físico-químicos do leite e utilizadas vacas da raça Gir em lactação, com peso médio de 500 kg e produção de leite em média de 18 kg de leite por dia no início do experimento. Os tratamentos foram constituídos por tratamento 1- alto nível tecnológico, tratamento 2 e 3- baixo nível tecnológico, observou se que a lactose foi o único que não diferiu entre as quatro dietas, pois a lactose é o componente que menos sofre alteração. Com relação a gordura, proteína e extrato seco somente o tratamento 1 apresentou estar em acordo com as Instruções Normativas (IN) 62. Para os tratamentos 2 e 3 apresentaram valores abaixo do previsto para a legislação vigente.