O grumete e o tupinambá romance da França Antártica / Adriano Messias ilustração Carlos Caminha - 2.ed. - Belo Horizonte RHJ 2021 - 141 p.
PNLD Literário Este romance ambientado no século XVI traz a amizade de Jean grumete de um navio francês e Îagûanharõ índio de uma tribo tupinambá localizada nas proximidades do que é hoje a cidade do Rio de Janeiro Seus dramas e aventuras acontecem durante a tentativa da fundação de uma colônia francesa no litoral brasileiro a chamada França Antártica A exuberante floresta tropical ao redor da Baía de Guanabara é o cenário de encontros com o outro de descobertas culturais e de relatos amedrontadores E tem até um tesouro à espera de quem o encontre Mas para isso será preciso muita coragem e inteligência
Este romance, ambientado no século XVI, traz a amizade de Jean grumete de um navio francês e Îagûanharõ índio de uma tribo tupinambá localizada nas proximidades do que é hoje a cidade do Rio de Janeiro. Seus dramas e aventuras acontecem durante a tentativa da fundação de uma colônia francesa no litoral brasileiro, a chamada França Antártica. A exuberante floresta tropical ao redor da Baía de Guanabara é o cenário de encontros com o outro, de descobertas culturais e de relatos amedrontadores. E tem até um tesouro à espera de quem o encontre. Mas, para isso, será preciso muita coragem e inteligência.