Banner Biblioteca
Image from Google Jackets

Levantamento dos insetos chave que ocorrem na cultura da mandioca (Manihot spp.) na região do Vale do Juruá visando o manejo integrado de pragas / Francinete Araújo de Oliveira [manuscrito]

By: Material type: TextTextPublication details: 2017Description: 30 f. ilContained works:
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre
  • Martins, Lilliane Maria de Oliveira [Orient.]
Subject(s): DDC classification:
  • 633.682
Dissertation note: Monografia (graduação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre, Campus Cruzeiro do Sul, Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, 2017. Summary: O Brasil é o segundo maior produtor mundial de mandioca. Dos municípios que formam o Estado do Acre, Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima possuem alta representatividade na produção estadual. A ocorrência de pragas nos monocultivos de mandioca causa perdas significativas na produção desses municípios, principalmente pelas pragas-chave como Erinnyis ello, Mononychellus tanajoa, Bemisia tuberculata, entre outras. É importante conhecer não só as pragas principais, mas também aquelas de menor importância, o que varia de região para região, de modo que seja possível estabelecer uma estratégia de controle adequada, viável para os agricultores. Este projeto tem como objetivo identificar as principais pragas-chave que ocorrem nos monocultivos de mandioca na região do vale do Juruá, bem como sua flutuação populacional para o meio da agricultura através da instalação de armadilhas específicas para coleta de larvas e adultos, além da coleta manual. A avaliação da densidade populacional e sua flutuação em relação as diferenciações nas intempéries ao longo do ano são fatores essenciais para o manejo integrado de pragas. São pragas que devem se manter foco para não se alastrar no município pois as mesma causa grandes estragos na cultura da mandioca principalmente na região do vale do Juruá por ser uma região, que alguns agricultores não sabem lhe dar com ataques das mesmas.Palavras-Chave: praga, flutuação populacional, mandioca.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
Star ratings
    Average rating: 0.0 (0 votes)
Holdings
Item type Current library Collection Call number Status Barcode
Monografia Monografia Biblioteca Campus Cruzeiro Do Sul Trabalho Academico 633.682 O48l (Browse shelf(Opens below)) Consulta Local 2020001151

Monografia (graduação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre, Campus Cruzeiro do Sul, Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, 2017.

O Brasil é o segundo maior produtor mundial de mandioca. Dos municípios que formam o Estado do Acre, Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima possuem alta representatividade na produção estadual. A ocorrência de pragas nos monocultivos de mandioca causa perdas significativas na produção desses municípios, principalmente pelas pragas-chave como Erinnyis ello, Mononychellus tanajoa, Bemisia tuberculata, entre outras. É importante conhecer não só as pragas principais, mas também aquelas de menor importância, o que varia de região para região, de modo que seja possível estabelecer uma estratégia de controle adequada, viável para os agricultores. Este projeto tem como objetivo identificar as principais pragas-chave que ocorrem nos monocultivos de mandioca na região do vale do Juruá, bem como sua flutuação populacional para o meio da agricultura através da instalação de armadilhas específicas para coleta de larvas e adultos, além da coleta manual. A avaliação da densidade populacional e sua flutuação em relação as diferenciações nas intempéries ao longo do ano são fatores essenciais para o manejo integrado de pragas. São pragas que devem se manter foco para não se alastrar no município pois as mesma causa grandes estragos na cultura da mandioca principalmente na região do vale do Juruá por ser uma região, que alguns agricultores não sabem lhe dar com ataques das mesmas.Palavras-Chave: praga, flutuação populacional, mandioca.

Orientador Profa Me Lilliane Maria de Oliveira Martins

There are no comments on this title.

to post a comment.