Banner Biblioteca
Image from Google Jackets

Principais técnicas de cultivo adotadas por agricultores familiares na comunidade Praia Grande no Vale do Juruá / Maria Neis Rodriguês Silva [manuscrito]

By: Material type: TextTextPublication details: 2018Description: 28 fContained works:
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre
  • Azevedo, José Marlo Araújo de [Orient.]
Subject(s): DDC classification:
  • 631.5
Dissertation note: Monografia (graduação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre, Campus Cruzeiro do Sul, Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, 2018. Summary: A agricultura familiar é tratada como um segmento estratégico para o desenvolvimento rural sustentável, pelo fato de oferecer condições de geração de emprego e renda, de preservar os recursos naturais e ainda proporcionar produtos mais saudáveis tanto para o consumo interno como local. Neste contexto, essa pesquisa tem como objetivo analisar se as práticas produtivas utilizadas pelos agricultores familiares contribuem para promover e desenvolver a sustentabilidade da agricultura familiar. Como técnica de pesquisa foi feito entrevistas com os produtores da Praia Grande no Município de Cruzeiro do Sul/AC. A entrevista foi conduzida a partir de um questionário visando identificar todas as espécies que são cultivadas na propriedade, identificando espécies usadas no consumo da família e espécies utilizadas para a venda nos mercados locais da região, e dando enfoque a produção e importância econômica de banana. Também foi realizado um estudo a respeito da Cultura da Banana (Musa ssp.) onde foi feito visitas nas áreas de cultivo por um período de um ano, sendo realizado a avaliação de 10 torceria de banana, onde foi avaliado os seguintes aspectos: Números de palmas por cachos Números cachos por torcerias Números de perfilo por planta. Verificou-se que dentre os produtores da comunidade da Praia Grande, a maioria, possui baixo nível de escolaridade. Uma grande parcela dos produtores utiliza animais para ajudar no aumento da renda familiar e geralmente dependem de atravessadores para comercializar seus produtos. No que se refere às atividades produtivas desenvolvidas nas propriedades, constatou-se a predominância para a diversificação, que é um meio que os produtores encontram para garantir a sua sobrevivência no campo, bem como gerar mais renda para a família.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
Star ratings
    Average rating: 0.0 (0 votes)
Holdings
Item type Current library Collection Call number Status Barcode
Monografia Monografia Biblioteca Campus Cruzeiro Do Sul Trabalho Academico 631.5 S586p (Browse shelf(Opens below)) Consulta Local 2020001163

Monografia (graduação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre, Campus Cruzeiro do Sul, Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, 2018.

A agricultura familiar é tratada como um segmento estratégico para o desenvolvimento rural sustentável, pelo fato de oferecer condições de geração de emprego e renda, de preservar os recursos naturais e ainda proporcionar produtos mais saudáveis tanto para o consumo interno como local. Neste contexto, essa pesquisa tem como objetivo analisar se as práticas produtivas utilizadas pelos agricultores familiares contribuem para promover e desenvolver a sustentabilidade da agricultura familiar. Como técnica de pesquisa foi feito entrevistas com os produtores da Praia Grande no Município de Cruzeiro do Sul/AC. A entrevista foi conduzida a partir de um questionário visando identificar todas as espécies que são cultivadas na propriedade, identificando espécies usadas no consumo da família e espécies utilizadas para a venda nos mercados locais da região, e dando enfoque a produção e importância econômica de banana. Também foi realizado um estudo a respeito da Cultura da Banana (Musa ssp.) onde foi feito visitas nas áreas de cultivo por um período de um ano, sendo realizado a avaliação de 10 torceria de banana, onde foi avaliado os seguintes aspectos: Números de palmas por cachos Números cachos por torcerias Números de perfilo por planta. Verificou-se que dentre os produtores da comunidade da Praia Grande, a maioria, possui baixo nível de escolaridade. Uma grande parcela dos produtores utiliza animais para ajudar no aumento da renda familiar e geralmente dependem de atravessadores para comercializar seus produtos. No que se refere às atividades produtivas desenvolvidas nas propriedades, constatou-se a predominância para a diversificação, que é um meio que os produtores encontram para garantir a sua sobrevivência no campo, bem como gerar mais renda para a família.

Orientador Prof Dr José Marlo Araújo de Azevedo

There are no comments on this title.

to post a comment.