Banner Biblioteca
Image from Google Jackets

Caracterização de um sistema agroflorestal no municipio de Cruzeiro do Sul, AC / Maria Vania Vidal de Souza [manuscrito]

By: Material type: TextTextPublication details: 2018Description: 27 fContained works:
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre
  • Cruz, Jozângelo Fernandes da [Orient.]
  • Souza, Edivaldo Bezerra de
Subject(s): DDC classification:
  • 634.99
Dissertation note: Monografia (graduação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre, Campus Cruzeiro do Sul, Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, 2018. Summary: Os quintais agroflorestais são formas de uso da terra eficiente na conservação do solo, preservação da biodiversidade, com importância fundamental na segurança alimentar dos agricultores familiares, especialmente na Amazônia. O objetivo desse trabalho foi avaliar a composição e o arranjo espacial de um Sistema Agroflorestal no Município de Cruzeiro do Sul, AC. O estudo foi realizado na propriedade rural denominada Colônia Assis Brasil, de propriedade do Sr. Verdi de Oliveira Silva, localizada na Gleba Paraná, Ramal Pentecoste, Lote 88, Cruzeiro do Sul, AC. Para o levantamento da biodiversidade foi feito o inventário 100% do todo perímetro do quintal agroflorestal. Para cada indivíduo foram coletadas as seguintes informações:1) nome popular 2) Idade correspondente ao ano de plantio 3) sistema de implantação (fileira simples, fileira dupla, em sistema de aléia, aleatório) 4) espaçamento. Os dados coletados foram tabulados e organizados por espécies, idade e sistema de plantio. Os gráficos foram gerados em planilha eletrônica e os dados vetoriais foram processos em software de Sistema e Informações Geográficas (SIG). O sistema agroflorestal da Colônia Assis Brasil pode ser classificado como quintal agroflorestal e apresenta expressiva riqueza e alta diversidade de espécies, ocupando uma área de 3,3428 ha, maior que comumente encontrada para esse tipo de SAF, mesmo assim, tem uma considerável densidade de plantas. As espécies mais abundantes são o açaí (Euterpe precatoria), inhame (Dioscorea sp), ingá (Inga edulis), abacate (Persea americana), coco (Cocos nucifera) e graviola (Annona muricata). O SAF é predominantemente composto por espécies frutíferas de uso alimentar. O quintal agroflorestal Colônia Assis Brasil passa um processo de renovação, com aumento da abundância de um menor número de espécies de valor comercial regional, sendo o açaí (Euterpe precatoria) a espécie mais plantada nos últimos dois anos. Esse comportamento pode diminuir a riqueza e equitabilidade do SAF, deixando-o com menor diversidade e mais próximo de um sistema multiestratificado.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
Star ratings
    Average rating: 0.0 (0 votes)
Holdings
Item type Current library Collection Call number Status Barcode
Monografia Monografia Biblioteca Campus Cruzeiro Do Sul Trabalho Academico 634.99 S729c (Browse shelf(Opens below)) Consulta Local 2020001165

Monografia (graduação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre, Campus Cruzeiro do Sul, Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, 2018.

Os quintais agroflorestais são formas de uso da terra eficiente na conservação do solo, preservação da biodiversidade, com importância fundamental na segurança alimentar dos agricultores familiares, especialmente na Amazônia. O objetivo desse trabalho foi avaliar a composição e o arranjo espacial de um Sistema Agroflorestal no Município de Cruzeiro do Sul, AC. O estudo foi realizado na propriedade rural denominada Colônia Assis Brasil, de propriedade do Sr. Verdi de Oliveira Silva, localizada na Gleba Paraná, Ramal Pentecoste, Lote 88, Cruzeiro do Sul, AC. Para o levantamento da biodiversidade foi feito o inventário 100% do todo perímetro do quintal agroflorestal. Para cada indivíduo foram coletadas as seguintes informações:1) nome popular 2) Idade correspondente ao ano de plantio 3) sistema de implantação (fileira simples, fileira dupla, em sistema de aléia, aleatório) 4) espaçamento. Os dados coletados foram tabulados e organizados por espécies, idade e sistema de plantio. Os gráficos foram gerados em planilha eletrônica e os dados vetoriais foram processos em software de Sistema e Informações Geográficas (SIG). O sistema agroflorestal da Colônia Assis Brasil pode ser classificado como quintal agroflorestal e apresenta expressiva riqueza e alta diversidade de espécies, ocupando uma área de 3,3428 ha, maior que comumente encontrada para esse tipo de SAF, mesmo assim, tem uma considerável densidade de plantas. As espécies mais abundantes são o açaí (Euterpe precatoria), inhame (Dioscorea sp), ingá (Inga edulis), abacate (Persea americana), coco (Cocos nucifera) e graviola (Annona muricata). O SAF é predominantemente composto por espécies frutíferas de uso alimentar. O quintal agroflorestal Colônia Assis Brasil passa um processo de renovação, com aumento da abundância de um menor número de espécies de valor comercial regional, sendo o açaí (Euterpe precatoria) a espécie mais plantada nos últimos dois anos. Esse comportamento pode diminuir a riqueza e equitabilidade do SAF, deixando-o com menor diversidade e mais próximo de um sistema multiestratificado.

Orientador Prof Me Jozângelo Fernandes da Cruz Co orientador Edivaldo Bezerra de Souza

There are no comments on this title.

to post a comment.