Banner Biblioteca
Image from Google Jackets

Caracterização da avicultura de postura e corte no Estado do Acre / Denilson da Silva de Oliveira manuscrito

By: Contributor(s): Material type: TextTextPublication details: Sena Madureira AC 2022Description: 49 p. ilSubject(s): DDC classification:
  • 636.51
Dissertation note: Monografia (graduação) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre, Curso Bacharelado em Zootecnia, 2022. Summary: A avicultura é uma atividade em expansão, que gera emprego e renda e é muito importante para a economia de um pais. Desse modo, objetivou-se caracterizar a avicultura de postura e corte no estado do Acre. Para a realização deste trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica, coleta e análise de dados. O levantamento preliminar foi baseado em dados publicados em meios eletrônicos (livros, revistas, anais, congressos, artigos, sites, entre outros). Os dados estatísticos foram coletados do site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, e in loco na Secretaria de Estado da Fazenda - SEFAZ/AC e no Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal - IDAF/AC. Para obtenção de dados referentes ao setor avícola de postura, no Acre, foram utilizados três índices gerados pelo IBGE: o PPM, POG e o censo agropecuário. As variáveis analisadas, foram: número de galinhas poedeiras (cabeças) ovos produzidos no Brasil e estado do Acre número de granjas registradas no Acre. Os dados obtidos pela pesquisa foram processados no editor de planilhas Microsoft® Excel® (2016) e posteriormente submetidos à avaliação de estatística descritiva básica. Após análises dos dados os resultados mostram que a produção de ovos em 2020 foi de 4,7 milhões de dúzias, o Acre contribuiu com 7,1 mil de dúzias. A produção de galinhas no Brasil em 2020 foi de 252.570.646 milhões/cab., e a contribuição do Acre com a produção Nacional foi de 692.182 mil/cab. Destaca-se ainda que em 2020 o Estado importou 20.769,63 kg de frangos e cortes. Conclui-se que a produção de avicultura de corte no Acre está acompanhando a evolução da produção brasileira. Já, avicultura de postura é caracterizada por poucos estabelecimentos de produção de ovos.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
Star ratings
    Average rating: 0.0 (0 votes)
Holdings
Item type Current library Collection Call number Copy number Status Barcode
Monografia Monografia Biblioteca Campus Sena Madureira Trabalho Academico 636.51 O48c MON (Browse shelf(Opens below)) ex.1 Consulta Local 2023000265

Monografia (graduação) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre, Curso Bacharelado em Zootecnia, 2022.

Contém referência bibliográfica [45-49p.]

A avicultura é uma atividade em expansão, que gera emprego e renda e é muito importante para a economia de um pais. Desse modo, objetivou-se caracterizar a avicultura de postura e corte no estado do Acre. Para a realização deste trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica, coleta e análise de dados. O levantamento preliminar foi baseado em dados publicados em meios eletrônicos (livros, revistas, anais, congressos, artigos, sites, entre outros). Os dados estatísticos foram coletados do site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, e in loco na Secretaria de Estado da Fazenda - SEFAZ/AC e no Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal - IDAF/AC. Para obtenção de dados referentes ao setor avícola de postura, no Acre, foram utilizados três índices gerados pelo IBGE: o PPM, POG e o censo agropecuário. As variáveis analisadas, foram: número de galinhas poedeiras (cabeças) ovos produzidos no Brasil e estado do Acre número de granjas registradas no Acre. Os dados obtidos pela pesquisa foram processados no editor de planilhas Microsoft® Excel® (2016) e posteriormente submetidos à avaliação de estatística descritiva básica. Após análises dos dados os resultados mostram que a produção de ovos em 2020 foi de 4,7 milhões de dúzias, o Acre contribuiu com 7,1 mil de dúzias. A produção de galinhas no Brasil em 2020 foi de 252.570.646 milhões/cab., e a contribuição do Acre com a produção Nacional foi de 692.182 mil/cab. Destaca-se ainda que em 2020 o Estado importou 20.769,63 kg de frangos e cortes. Conclui-se que a produção de avicultura de corte no Acre está acompanhando a evolução da produção brasileira. Já, avicultura de postura é caracterizada por poucos estabelecimentos de produção de ovos.

Orientador Me Adriano Melo de Queiroz

Contém referência bibliográfica [45-49p.]

There are no comments on this title.

to post a comment.