Banner Biblioteca

Mineralogia e teores naturais de metais pesados em solos na Bacia do Rio Juruá, na Amazônia Brasileira (Record no. 34142)

MARC details
000 -LÍDER
campo de controle de tamanho fixo 03843nam a2200325 u 4500
001 - NÚMERO DE CONTROLE
campo de controle 6737
003 - IDENTIFICADOR DO NÚMERO DE CONTROLE
campo de controle IFAC
005 - DATA E HORÁRIO DA ÚLTIMA TRANSAÇÃO
campo de controle 20260129201111.0
008 - CAMPO DE DADOS FIXOS--INFORMAÇÃO GERAL
campo de controle de tamanho fixo yymmdds2019 bl 000 0 por d
035 ## - NÚMERO DE CONTROLE DO SISTEMA
Número de Controle do Sistema 6737
040 ## - FONTE DA CATALOGAÇÃO
Instituição da catalogação original BR-IFAC
041 ## - CÓDIGO DE IDIOMA
Código do idioma do texto/trilha sonora ou título diferente por
090 ## - NÚMERO DE CHAMADA LOCAL
Número de chamada (OCLC) (R); Número de chamada, CALL (RLIN) (NR) 631.4
Número Cutter local (OCLC); Número de classificação do livro, CALL (RLIN) S729m
082 0# - CDD - CLASSIFICAÇÃO DECIMAL DE DEWEY
Número de Classificação 631.4
100 1# - ENTRADA PRINCIPAL--NOME PESSOAL
Nome pessoal Souza, Renato Epifânio de
260 ## - PUBLICAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO, ETC.
Local de publicação, distribuição, etc. Manaus
Nome do editor, distribuidor, etc. UFAM
Data da publicação, distribuição, etc. 2019
245 1# - TÍTULO
Título Mineralogia e teores naturais de metais pesados em solos na Bacia do Rio Juruá, na Amazônia Brasileira
Indicação de responsabilidade, etc. / Renato Epifânio de Souza
Meio [manuscrito]
300 ## - DESCRIÇÃO FÍSICA
Extensão 140 f.
502 ## - NOTA DE DISSERTAÇÃO
Nota de dissertação Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Amazonas, Programa de Pós-Graduação em Agronomia Tropical, 2019.
520 ## - NOTA DE RESUMO, ETC.
Resumo, etc. Resumo: Estudos tendo como objeto os solos da região Amazônica sempre se revestiram de grande importância, quer seja pela magnitude da área de abrangência ou pelo suporte que estes dão a biodiversidade deste imprescindível bioma. O aprofundamento dos conhecimentos dos solos da Amazônia por meio de estudos de suas características mineralógicas, físicas e químicas, bem como, dos diversos fenômenos que ocorrem nestes solos é uma condição imperativa para que se possa inferir, por meio deste tipo de pesquisa, sobre os mais diversos aspectos da origem, formação, constituição mineralógica, e possíveis modificações ocorridas nos solos. A Amazônica possui uma grande vegetação de floresta equatorial, sustentada por solos de terra firme e de várzea, com fertilidades distintas e são formados sobre diferentes materiais de origem. Os estudos sobre solos na Amazônia são desafiadores, tendo em vista a área territorial e as limitações logísticas e físicas impostas pela natureza. O objetivo do trabalho foi compreender a gênese e a mineralogia dos solos a partir de atributos químicos e mineralógicos. Amostras de solo foram coletadas em 73 pontos (em áreas sob o domínio de diferentes classes de solos), analisadas nas camadas de 0 - 20 e 80 - 100 cm e submetidas a análises químicas, mineralógicas e composição granulométrica, visando a caracterização das mesmas. Foram utilizadas análises estatísticas uni e multivariadas, a fim de se obter uma melhor compreensão acerca da distribuição dos solos em função de seus atributos químicos e mineralógicos. Os resultados indicaram a diferenciação dos solos quanto à fertilidade, tendo os solos de várzea os maiores teores de nutrientes e maior CTC. Estes solos são formados sobre sedimentos de mineralogia do tipo 2:1, depositados durante as cheias dos rios da região. O material de origem dos solos de terra firme apresentou-se como um diferencial quanto à fertilidade e mineralogia destes solos. Solos formados sobre sedimentos da Formação Solimões e Içá apresentaram mineralogia do tipo 2:1, maiores teores de nutrientes e maior CTC. Os solos de terra firme apresentaram suas maiores diferenças químicas e mineralógicas atribuídas aos seus materiais de origem. Os solos estudados apresentaram reação que os permite caracterizar como extremamente ácidos a fortemente ácidos. Os atributos de fertilidade desses solos permitem diferenciar os solos de várzea, Neossolos Flúvicos e Gleissolos, e os Vertissolos, dos demais solos mais estudados. A caulinita é o mineral predominante na fração argila de todos os solos, exceto dos Vertissolos e Espodossolos. Adicionalmente, observou-se a ocorrência freqüente de ilita na fração argila inclusive de solos mais bem drenados.
500 ## - NOTA GERAL
Nota geral Orientador Carlos Alberto Franco Tucci
650 04 - ASSUNTO--TERMO TÓPICO
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Solos de terra firme.
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Solos de várzea.
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Mineralogia do solo.
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Intemperismo.
Cabeçalho tópico ou nome geográfico Amazônia.
710 22 - ENTRADA ADICIONADA - NOME DA EMPRESA
Nome corporativo ou nome da jurisdição Universidade Federal do Amazonas
700 1# - ENTRADA ADICIONADA - NOME PESSOAL
Nome pessoal Tucci, Carlos Alberto Franco
Função do autor por extenso Orient.
942 ## - ELEMENTOS DE ENTRADA ADICIONADOS (KOHA)
Tipo de material Koha Tese
Holdings
Situação do descarte Situação das perdas Status danificado Não pode ser emprestado Coleção Biblioteca de origem Biblioteca atual Data de aquisição Total de empréstimos Número de chamada completo Código de barras Data de último acesso Número do exemplar Data do preço efetivo Tipo de material Koha
      Consulta Local Trabalho Academico Biblioteca Campus Cruzeiro Do Sul Biblioteca Campus Cruzeiro Do Sul 23/06/2022   631.4 S729m 2022000894 29/01/2026 ex.1 29/01/2026 Tese