Banner Biblioteca
Amazon cover image
Image from Amazon.com
Image from Google Jackets
Image from Coce

O ateneu crônica de saudade / Raul Pompéia

By: Material type: TextTextLanguage: Portuguese Series: Coleção grandes leiturasPublication details: São Paulo FTD, 1992Edition: 2.edDescription: 199 pISBN:
  • 85-322-0379-5
Subject(s): DDC classification:
  • 869.93
Summary: Um dos romances mais fortes da literatura brasileira “Uma ‘crônica de saudades’ em tom reflexivo e hiperbólico acionada desde o início pela ambiguidade autobiográfica. A mais importante realização ficcional de nossa prosa impressionista (expressionista quando raia o descritivo e o caricatural) e já o prenúncio do romance moderno, sutilmente diluído no que se convencionou chamar de Simbolismo.” André Seffrin, trecho do Prefácio O personagem Sérgio, já adulto, relembra seu tempo de aluno interno no Colégio Ateneu. Misturando alegrias e tristezas, decepções e entusiasmos, o narrador pacientemente reconstrói, por meio da memória, a adolescência vivida e perdida entre as paredes do famoso internato. Este livro é um rito de passagem, um diário do menino no ambiente fechado do colégio: as aulas, a sala de estudos, a diversão insólita dos banhos de piscina, as leituras, o recreio, o que acontecia nos dormitórios, no refeitório, as disputas. Surgido pela primeira vez em 1888, na Gazeta de Notícias, O Ateneu é um dos romances mais fortes da literatura brasileira e escapa a qualquer classificação rígida de periodização literária. O estilo de Raul Pompeia mescla elementos do Realismo, do Naturalismo, do Impressionismo, e também traços do Parnasianismo e do Expressionismo. A riqueza desse estilo resulta numa das obras de maior relevo de nossa literatura do século XIX, sempre atual e singular em seu fascínio.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
Star ratings
    Average rating: 0.0 (0 votes)
Holdings
Item type Current library Collection Call number Status Barcode
Livro Livro Biblioteca Campus Tarauacá Acervo Circulante 869.93 P788a 2.ed. (Browse shelf(Opens below)) Available 2018000782

Um dos romances mais fortes da literatura brasileira “Uma ‘crônica de saudades’ em tom reflexivo e hiperbólico acionada desde o início pela ambiguidade autobiográfica. A mais importante realização ficcional de nossa prosa impressionista (expressionista quando raia o descritivo e o caricatural) e já o prenúncio do romance moderno, sutilmente diluído no que se convencionou chamar de Simbolismo.” André Seffrin, trecho do Prefácio O personagem Sérgio, já adulto, relembra seu tempo de aluno interno no Colégio Ateneu. Misturando alegrias e tristezas, decepções e entusiasmos, o narrador pacientemente reconstrói, por meio da memória, a adolescência vivida e perdida entre as paredes do famoso internato. Este livro é um rito de passagem, um diário do menino no ambiente fechado do colégio: as aulas, a sala de estudos, a diversão insólita dos banhos de piscina, as leituras, o recreio, o que acontecia nos dormitórios, no refeitório, as disputas. Surgido pela primeira vez em 1888, na Gazeta de Notícias, O Ateneu é um dos romances mais fortes da literatura brasileira e escapa a qualquer classificação rígida de periodização literária. O estilo de Raul Pompeia mescla elementos do Realismo, do Naturalismo, do Impressionismo, e também traços do Parnasianismo e do Expressionismo. A riqueza desse estilo resulta numa das obras de maior relevo de nossa literatura do século XIX, sempre atual e singular em seu fascínio.

There are no comments on this title.

to post a comment.