Banner Biblioteca

Principais causas de condenação de carcaça de bovinos no Município de Cruzeiro do Sul - Acre [manuscrito]

Barros, Paula Pinheiro de

Principais causas de condenação de carcaça de bovinos no Município de Cruzeiro do Sul - Acre [manuscrito] / Paula Pinheiro de Barros orientador: Prof. Dr. José Marlo Araújo de Azevedo - 2019 - 36 f.

Orientador Prof Dr José Marlo Araújo de Azevedo

Monografia (graduação) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre, Campus Cruzeiro do Sul, Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, 2019.

A bovinocultura está presente no Brasil desde o período colonial e tem crescido significativamente ao longo dos anos, conquistando cada vez mais o mercado internacional. Atualmente o país tem o segundo maior rebanho bovino do mundo. A carne bovina é influenciada por diversos fatores ao longo de seu processamento interferindo diretamente na sua qualidade tanto visual como gustativa, sendo observado as categorias ante mortem, e os post mortem. A inspeção da carcaça bovina é de suma importância, pois estas são destinadas à alimentação da população e deve-se preconizar a qualidade considerando o problema das zoonoses. A inspeção estadual, municipal e federal desses produtos tem interferência direta na manutenção da saúde pública. O objetivo do estudo foi verificar as principais causas de descarte de carcaça bovina durante as inspeções sanitárias realizada em matadouro-frigorífico no município de Cruzeiro do Sul no interior do Acre. Os dados foram coletados dos mapas nasográficos de carcaça de bovinos dos anos de 2016, 2017 e os oito primeiros meses do ano de 2018. No ano de 2016 foram abatidos 5.861 bovinos, destacando-se um total de 997 casos de condenação pulmonar representada por 60,90%, seguido do fígado com 33,78%, cabeça com 2,4% e o coração com 2,09%. Em 2017 verificou-se um total de 4.919 bovinos abatidos, sendo que 1.046 casos foram registados para a condenação pulmonar (51,60%), 800 casos de condenação do fígado (39,47%,) e 98 casos de condenação do coração (4,83%). No período analisado em 2018, foram abatidos um total de 3.108 bovinos, assim, como observado nos anos anteriores a condenação pulmonar apresentou um elevado índice de (66,22%) com 1.086 casos, seguido do fígado (29,33%) com um total de 467 condenações e o coração (2,41%) totalizando 39 condenações. Conclui-se que as maiores causas de condenações pulmonares registradas foram enfisema, congestão e aspiração de sangue. As principais patologias responsáveis pelas condenações de fígados foram teleangiectasia, cirrose, perihepatite e esteatose. E as principais causas de condenação do coração deu-se pela pericardite, contaminação e cisticercose.


Carcaça bovina
Inspeção sanitária

636.2