Banner Biblioteca
Amazon cover image
Image from Amazon.com
Image from Google Jackets
Image from Coce

Arte, infância e formação de professores: autoria e transgressão / Luciana Esmeralda Ostetto

By: Material type: SetSetLanguage: Portuguese Series: Coleção ÁgerePublication details: Campinas Papirus 2012Edition: 7.edDescription: 128 pISBN:
  • 978-85-308-0742-9
Subject(s): DDC classification:
  • 370
Summary: Não é novidade que a relação entre a produção artístico-cultural e as instituições de ensino é, por princípio conceitual, conflituosa. Afinal, se a área artística tem na transgressão sua mola propulsora, sua característica essencial, as instituições de ensino, por sua vez, pautam-se pela normatização. Como então favorecer um espaço de criação, de formulação e vivência de significados e sentidos múltiplos no processo educativo? O conjunto de experiências das autoras com formação de professores, em tempos e espaços diversos, dentro e fora da universidade, anima o debate em torno dessa questão e foi o que suscitou a reunião dos artigos que compõem o livro. Assim, a análise de temas variados - como o registro e a documentação de experiências no cotidiano educativo, o gosto musical, o desenho da criança, os matizes do fazer pedagógico (ou sua tinta cinzenta), as relações possíveis entre cinema e educação, além dos gestos na educação infantil - converge para uma questão central: a Educação Estética e suas diversas facetas.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
Star ratings
    Average rating: 0.0 (0 votes)

Não é novidade que a relação entre a produção artístico-cultural e as instituições de ensino é, por princípio conceitual, conflituosa. Afinal, se a área artística tem na transgressão sua mola propulsora, sua característica essencial, as instituições de ensino, por sua vez, pautam-se pela normatização. Como então favorecer um espaço de criação, de formulação e vivência de significados e sentidos múltiplos no processo educativo? O conjunto de experiências das autoras com formação de professores, em tempos e espaços diversos, dentro e fora da universidade, anima o debate em torno dessa questão e foi o que suscitou a reunião dos artigos que compõem o livro. Assim, a análise de temas variados - como o registro e a documentação de experiências no cotidiano educativo, o gosto musical, o desenho da criança, os matizes do fazer pedagógico (ou sua tinta cinzenta), as relações possíveis entre cinema e educação, além dos gestos na educação infantil - converge para uma questão central: a Educação Estética e suas diversas facetas.

There are no comments on this title.

to post a comment.